Transformação Digital nas Empresas e a importância do ERP no Processo

Postado em 18/09/2020 por

Categorias: Dicas de Gestão ERP

Tags:

A importância do ERP na Transformação Digital nas Empresas

A tecnologia está avançando cada vez mais nos últimos anos, gerando uma transformação digital nas empresas. Neste sentido, não há como ignorar a importância do ERP nesta transformação digital.

O que é a Transformação Digital nas Empresas?

A transformação digital nas empresas envolve o uso da tecnologia para realizar as tarefas que anteriormente eram feitas manualmente.

Com isso, as empresas tem se tornado mais eficientes e com uma melhor integração dos seus setores e processos.

Por isso, não é mais possível para as empresas ignorarem todas as mudanças que tem acontecido hoje. Afinal, quem não acompanhar esses avanços, ficará completamente fora do mercado em pouco tempo.

Assim, podemos afirmar que a Transformação Digital nas Empresas não é uma inovação, mas uma necessidade para continuar e se posicionar no mercado. Para isso, o ERP tem um papel importante.

O Que é um ERP?

ERP é a sigla de Enterprise Resource Planning ou Planejamento de Recursos Empresariais. Ou seja, é a sigla utilizada para identificar os sistemas utilizados nas empresas para gestão dos setores e tomada de decisões.

Nós escrevemos um artigo explicando detalhadamente o que é um ERP. Se quiser, você pode ler o artigo “O que é ERP?” para ampliar o seu conhecimento sobre o assunto.

A importância do ERP na Transformação Digital nas Empresas

Como já mencionamos o ERP é utilizado pelas empresas para integrar os setores e gera informações por meios digitais, que antes eram geradas manualmente.

Por exemplo, antigamente as notas fiscais eram emitidas manualmente e isso gerava uma necessidade de escriturar todas manualmente em livros contábeis. Após isso, as empresas repassavam essas informações para os órgãos públicos fisicamente.

Com o passar do tempo, as notas fiscais passaram a ser preenchidas pelos próprios sistemas. Com isso, não era mais necessário que um funcionário preenchesse a mão.

No entanto, a tecnologia continuou evoluindo e hoje não há mais necessidade de formulários. Afinal, as notas são eletrônicas, gerando uma conexão e solicitando autorização aos órgãos competentes.

Esse é apenas um exemplo da transformação digital nas empresas apoiada no uso de um ERP.

Vamos agora considerar algumas características do ERP que são fundamentais para a transformação digital nas empresas.

Mobilidade

Primeiramente, o ERP tem evoluído muito e uma das suas principais características hoje é a mobilidade.

Com o uso da tecnologia de armazenamento na nuvem o ERP pode ser acessado de qualquer lugar, facilitando o acesso a informação e a tomada de decisão.

Além disso, possibilita o uso de aplicativos integrados ao ERP para emissão de relatórios, geração de pedidos, entre outras coisas.

Ou seja, antes você dependia de estar na empresa para realizar as tarefas diárias, mas com os aplicativos móbile integrados ao ERP isso mudou completamente.

Integração com outras tecnologias

Outra característica importante do ERP é a capacidade de integrar com outras tecnologias.

Assim, você pode integrar o ERP a um Ecommerce e vender seus produtos diretamente pela internet, armazenando as informações em tempo real no ERP.

Além disso, o ERP integra hoje com tecnologias como Inteligência Artificial e Machine Learning.

Desta forma, permite a automatização no atendimento ao cliente e aumentando a eficiência no uso dos recursos.

Evolução Constante

A tecnologia tem evoluído bastante e o ERP tem acompanhado isso. Assim, você consegue utilizar o que tem de melhor para gerar performance e minimizar falhas.

Neste mesmo sentido, podemos afirmar que o ERP tem deixado de assumir um papel de ferramenta para armazenar informações e gerar relatórios.

Agora ele é uma ferramenta estratégica. Afinal, o ERP permite apontar tendências e sugere melhorias a serem feitas.

Capacidade de expansão e crescimento

A transformação digital nas empresas tem possibilitado o crescimento rápido em muitos segmentos.

Antes, isso era um problema para as empresas, porque o crescimento muitas vezes representava a necessidade de mudar de ERP. Afinal, era preciso agregar novos recursos que atendessem à nova demanda.

No entanto, um bom ERP hoje tem capacidade de expansão e crescimento, permitindo que o sistema se adapte às necessidades crescentes das empresas.

Com isso, você pode agregar módulos que sejam necessários, integrar com ferramentas de CRM, aumentar a quantidade de usuários e até a capacidade de armazenamento.

Escolha um ERP preparado para a Transformação Digital nas Empresas

Como vimos, para que o ERP seja importante na Transformação digital nas empresas ele precisa de algumas características que o tornam eficiente. Lembra?

  • Mobilidade;
  • Integração com outras tecnologias;
  • Evolução Constante;
  • Capacidade de expansão e crescimento.

Por isso, analise o ERP que você possui na sua empresa e veja se ele tem essas características. Afinal, você não quer que a sua empresa fique para trás por não ter um bom ERP para apoiá-lo, não é mesmo?

Nesse artigo vimos claramente a importância do ERP na transformação digital nas empresas.

Se você quiser conhecer um ERP que atende a todos esses critérios e saber como ele pode servir de suporte para o crescimento da sua empresa, entre em contato com um de nossos consultores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *