Como a satisfação do cliente afeta sua empresa?
Já faz muito tempo que o consumidor não está se preocupando tanto com o preço, mas sim com a qualidade do produto. Então, eles buscam mais a satisfação do que o preço mais barato. Mas, qual a importância da satisfação do cliente para o seu negócio? Vamos ver alguns pontos que vão nos ajudar a entender esse assunto.
O que é satisfação do cliente?
Satisfação do cliente é um indicador que mostra o quanto uma empresa consegue atender as expectativas do consumidor. Pode dizer também, que é o sentimento que ele demonstra antes, durante e após a compra do produto.
Com a globalização, os clientes conseguem comparar os seus produtos com o de seus concorrentes, e por sua vez, decidem qual produto escolher. Além disso, eles conseguem fazer pesquisas sobre as empresas e ver qual a reputação delas no mercado e ver qual tem a melhor reputação dentre as opções que ele tem a disposição na hora da escolha.
Qual a importância da satisfação do cliente?
Um cliente satisfeito vale muito
Quando um cliente compra algo na sua empresa e sai satisfeito, ele vai fazer propaganda do que comprou e isso aumentará a sua boa reputação no mercado em relação aos seus concorrentes. Além disso, ele vai ter a confiança de voltar a comprar com você.
Um cliente insatisfeito é como um vírus
Quando um cliente fica insatisfeito, ele compartilha com várias pessoas a sua experiência negativa. E assim, a impressão negativa da sua empresa, se espalha como um vírus difícil de ser parado.
Como avaliar a satisfação do cliente?
Dimensionar e monitorar a satisfação do seu cliente é fundamental para que a empresa consiga direcionar as ações na estratégia de fidelização do cliente. Com as pesquisas, é possível descobrir problemas e ver as melhorias e soluções para ele. Além disso, você também mostra aos seus clientes que se importa com eles e quer ajudar eles a terem uma experiência cada vez melhor.
Nesse texto vimos alguns pontos importantes mostrando o porquê a satisfação do cliente é tão importante para o desenvolvimento da sua empresa nos dias de hoje.
Vimos que a exigência do cliente vem aumentado a cada dia, e ela é muito importante porque nos policia a criar conteúdos melhores que chegam a superar essas exigências.
Após conseguirmos cumprir as exigências, conseguimos um cliente satisfeito, e um cliente satisfeito é muito valioso para sua empresa. Não é valioso só pelo fato de fidelizar, mas também pelo fato de divulgar o seu negócio.
Vimos ainda que um cliente insatisfeito pode ser comparado a um vírus, ele passa a visão ruim que tem da sua empresa para outros e esses outros ainda passam para outros, e fica muito difícil de parar.
E por último, vimos que fazer pesquisas de satisfação também ajuda muito, até porque você descobre aonde tem que melhorar e aí você vai poder melhorar cada vez mais
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