Mapeamento de processos: A importância na integração dos setores

Postado em 23/10/2020 por

Categorias: Modelagem de Processos

Tags: ,

Mapeamento de Processos

Muitas vezes as pessoas realizam as suas tarefas nas empresas e não sabem porque fazem daquela maneira. Além disso, não entendem como a sua tarefa pode afetar outros setores. Então, para resolver isso, usamos o mapeamento de processos.

Nesse artigo você vai entender o que é o mapeamento de processos e por que ele é tão importante. Além disso, vamos falar sobre como mapear os processos de uma empresa.

O que é mapeamento de processos?

Podemos definir um processo como a sequência de passos que tem que ser dados para executar uma determinada tarefa. Então o mapeamento de processos consiste em documentar todos os passos dados na execução da tarefa.

Um processo precisa ter começo, meio e fim. Além disso, pode disparar outros processos ou gerar documentos, por exemplo.

Assim, quando um processo é mapeado todas as etapas, todos os envolvidos e todos os documentos gerados também são mapeados.

Por que é importante?

Quando você mapeia os processos da empresa fica mais fácil de identificar possíveis pontos falhos no processo e corrigi-los. Além disso, como os processos mapeados você consegue repetir o processo sempre da mesma maneira, ganhando eficiência e qualidade.

Com o mapeamento dos processos é possível analisar como os processos interagem entre determinados setores. Com isso, fica mais fácil tratar integrações e verificar se o ERP utilizado na empresa consegue integrar todas as etapas de um processo.

Integrar os setores da empresa é fundamental para ganhar agilidade e evitar retrabalhos. Então, quando você mapeia os processos você pode tornar a integração entre os setores mais ágil e automatizada, diminuindo a margem de erro.

Além disso, muitas empresas sofrem com a saída de funcionários que centralizam o conhecimento de como determinadas tarefas são feitas.

Por isso, quando você tem os processos mapeados, você permite que outra pessoa continue com as tarefas sem maiores transtornos.

Se você quer ter na palma da sua mão como é o funcionamento da sua empresa, definitivamente você precisa dos processos mapeados.

Como fazer o mapeamento de processos

Existem vários métodos para mapear processos. No entanto, um dos mais utilizados é a Notação de Modelagem de Processos de Negócio (BPMN em inglês).

BPMN é um método que modela os processos usando fluxogramas detalhados para descrever todas as etapas do processo.

Então, com BPMN você consegue identificar claramente onde o processo inicia e onde termina e qual o processamento.

Além disso, é possível identificar facilmente todos os envolvidos, bem como os documentos que são gerados.

A finalidade principal da Notação de Modelagem de Processos é modelar formas de melhorar o processo e ganhar vantagem competitiva.

Assim, com BPMN, além de ter a documentação de como o processo é feito no cenário atual, quando necessário é criado um novo cenário propondo as alterações.

Além do diagrama, com BPMN você cria toda a documentação do processo, tornando mais fácil que qualquer pessoa saiba como as coisas devem ser feitas.

Lembra das vantagens de mapear os processos?

  • Permite identificar falhas no processo e corrigi-las;
  • Torna o processo repetível;
  • Deixa a integração entre setores mais automatizada;
  • Permite ter uma visão macro da empresa;
  • Não corre o risco de que o conhecimento se perca com a saída de um funcionário.

Quando analisamos esses pontos, fica fácil perceber como a modelagem de processos realmente traz benefícios.

Aqui na Implement nós temos uma equipe de especialistas em modelagem de processos. Usamos as melhores técnicas para documentar todos os processos da empresa e apresentar melhorias para os processos.

Se você quiser saber como modelar os processos vai realmente ajudar a sua empresa, entre em contato conosco. Um de nossos consultores terá prazer em orientá-lo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *