Machine Learning – O que é e por que é tão importante?
Algumas tecnologias vão surgindo e quando percebemos já fazem parte das nossas vidas. Assim aconteceu com Machine Learning, que atua diretamente em muitos momentos do nosso dia. Afinal, você sabe o que é Machine Learning e por que é tão importante?
O que é Machine Learning?
O termo em inglês pode ser traduzido como Aprendizado de Máquina ou Aprendizagem de Máquina e é um método de análise de dados que permite que sistemas aprendam com os dados que estão analisando e forneçam a melhor resposta com a mínima interferência humana. Ou seja, ao invés de serem programados para executar funções específicas os sistemas conseguem, com base nos dados gerados, tomar decisões e executar tarefas automaticamente.
Algumas Aplicações
Nós vemos o uso de Machine Learning diariamente. Por exemplo, já reparou que quando você entra no Youtube ele já sugere uma lista de vídeos, baseado em outros conteúdos que você consumiu e baseado em pesquisas que você fez no Google? Nesse caso, o algoritmo do Youtube está aprendendo a respeito dos assuntos que interessam a você, com base nos dados que você mesmo fornece para ele.
Além disso, quando você vê a sugestão de filmes da Netflix ou a playlist personalizada do Spotify, percebe claramente o conceito de Machine Learning. No mesmo sentido, podemos destacar a sugestão de rotas alternativas feitas pelo Google Maps ou pelo Wase. Afinal, elas levam em consideração informações de trânsito, câmeras de segurança e até mesmo informações passadas pelos próprios usuários para sugerir o melhor caminho a seguir.
Finalmente, podemos mencionar que Machine Learning está diretamente relacionado à Indústria 4.0, conforme indicado pela ABDI
Como Funciona Machine Learning
Podemos destacar duas subdivisões dentro da aprendizagem que máquina: Aprendizagem Supervisionada e Aprendizagem Não-supervisionada.
Aprendizagem Supervisionada
Consiste em modelos de dados conhecidos, que já contém a resposta correta. Desta forma, na Aprendizagem Supervisionada o sistema só precisa escolher a resposta certa em função das variáveis fornecidas. Por exemplo, quando o Google exibe uma imagem e imagens semelhantes a ela, baseada nos dados fornecidos.
Aprendizagem Não-supervisionada
A lógica neste caso é muito mais complexa, pois, não existe uma resposta correta. Ou seja, o cruzamento de dados não foi previsto antecipadamente e vai depender das variáveis analisadas pelo sistema. Por exemplo, podemos mencionar uma pesquisa sobre hábitos de consumo, que vai levar uma série de fatores em consideração e com base neles pode gerar uma resposta completamente diferente, em função do perfil do consumidor.
Por que é importante?
Com o Machine Learning podemos analisar dados maiores e mais complexos de maneira mais rápida e com um índice de acerto muito maior. Além disso, permite que as empresas se adaptem rapidamente, ajustando o curso dos negócios de acordo com os dados analisados.
O aprendizado de máquina até poucas décadas atrás parecia apenas obra de ficção científica, mas agora está presente em toda parte e cada vez mais faz parte do nosso dia a dia. Por isso, é importante estarmos atentos as oportunidades de usar essas tecnologias em nosso benefício. Desta forma, tornaremos o processamento das informações cada vez mais rápido e eficiente e a experiência de clientes e usuários cada vez mais agradável.