Gestão Financeira em tempos de crise: Entenda a importância
Já faz algum tempo que passamos por períodos de incerteza econômica aqui no Brasil. Fazer gestão financeira em tempos de crise pode ser a diferença entre uma empresa continuar suas atividades ou fechar as suas portas.
Então, vamos analisar nesse artigo a importância da gestão financeira. Além disso, vamos ver alguma dicas prática para fazer uma gestão financeira eficiente.
Por que a Gestão Financeira em tempos de crise é importante?
Durante períodos turbulentos é muito importante entender como o cenário afeta a sua empresa. Afinal, a crise muitas vezes gera a necessidade de ajustes. Ou seja, não entender isso, pode causar um desastre em termos financeiros porque se as decisões não forem tomadas no tempo certo, pode ser tarde demais para corrigir depois.
Então, consegue entender a importância da Gestão Financeira em tempos de Crise?
Como fazer gestão financeira em tempos de crise?
Agora, vamos começar a analisar algumas práticas de gestão financeira que devem ser adotadas por administradores. Embora essas práticas devam ser adotadas habitualmente, elas se tornam essenciais ao fazer a gestão financeira em tempos de crise.
1 – Analise o Cenário
A gestão financeira em tempos de crise deve começar levando em conta como o cenário atual pode impactar a empresa a curto, médio e longo prazo. Então faça uma análise detalhada das despesas para os próximos meses.
Além disso, verifique as receitas e a previsão de faturamento para o mesmo período. No entanto, para isso, analise o pior cenário possível, porque não faz sentido manter previsões de receita otimista durante períodos de crise.
2 – Ajuste os gastos
Após analisar o cenário, você precisa fazer ajustes para reduzir o máximo possível dos gastos. Para isso, veja gastos que não são essenciais e suspenda até que a situação esteja mais equilibrada.
Além disso, só faça novas despesas se isso for realmente necessário. Isso contribuirá para uma gestão financeira mais eficiente.
3 – Busque alternativas para gerar receitas
Analise novas oportunidades de negócio e como elas podem ajudar a gerar novas receitas para equilibrar as coisas. Por exemplo, se a sua empresa vende produtos, você pode analisar a viabilidade de criar uma loja virtual e ampliar o seu mercado.
Além disso, você pode gerar mais receitas por fazer promoções, por aumentar o número de formas de pagamento que a sua empresa aceita e melhorando as suas estratégias de divulgação.
4 – Renegocie suas dívidas
Outra coisa que contribui para uma gestão financeira em tempos de crise é você renegociar as dívidas com os seus fornecedores. Assim, se a sua empresa possui empréstimos em instituições financeiras, é importante fazer uma renegociação, alongando o prazo de diminuindo o valor das parcelas.
Neste mesmo sentido, você pode renegociar tabelas de frete, valores de aluguéis de imóveis e assim por diante. Isso fará com que a sua empresa ganhe fôlego mensalmente e ajudará a passar por esse período turbulento.
5 – Seja transparente com os colaboradores
Você deve deixar bem claro para os colaboradores que o momento é instável e que o engajamento de todos fará diferença para a retomada do crescimento.
Assim, os colaboradores entenderão a necessidade de utilizar sabiamente os recursos da empresa e vão procurar economizar no que for possível.
6 – Fique atento ao fluxo de caixa
É importante analisar constantemente o fluxo de caixa para evitar períodos em que as despesas se tornem maior que as receitas, ficando sem dinheiro para cumprir com as suas obrigações. Então, faça sempre a projeção do fluxo de caixa. Caso seja necessário, antecipe recebimentos ou renegocie pagamentos com os fornecedores, mas não caia no erro de pagar multas e juros.
7 – Use um ERP eficiente para gestão financeira em tempos de crise
A maioria dos passos mencionados anteriormente são dados de maneira mais eficiente com o auxílio de um ERP. Por isso, veja se o ERP que você utiliza na sua empresa pode auxiliá-lo nas análises, permitindo que você faça de maneira eficiente a gestão financeira em tempos de crise.
Além disso, se você quiser saber como o ERP SAP Business One pode ajudar você a fazer gestão financeira da sua empresa, fale com um de nossos consultores.
A gestão financeira em tempos de crise, porque pode significar a diferença entre continuar suas atividades ou fechar as portas.
Vimos muitas dicas de como fazer a gestão financeira e a importância de um bom ERP para isso. Se quiser saber mais sobre o assunto entre em contato conosco.
Deixe o seu comentário dizendo o que achou do artigo.