Análise do Fluxo de Caixa – Como fazer?
Muitas vezes quando fazemos a análise do fluxo de caixa da empresa, percebemos que em determinados períodos existem sobras de caixa e em outros períodos existem faltas.
Quando a Análise do Fluxo de Caixa revela Sobras
Devemos evitar a tendência de achar que quando sobra dinheiro está tudo bem e que este dinheiro pode ser prontamente utilizado para realizar mais compras ou investimentos.
Primeiramente, pode ser que a sobra tenha sido ocasionada por uma análise mal dimensionada do fluxo de caixa. Assim como existe a possibilidade de acontecer uma falta em um curto período de tempo após a sobra. Por isso, se utilizarmos o dinheiro que estava sobrando sem analisar períodos à frente, pode ser que tenhamos que pagar juros para cumprir com os compromissos da empresa num período de falta de caixa.
Analise as faltas
Quando existem faltas de caixa em determinados períodos, devemos fazer uma análise minuciosa dos motivos da falta de caixa, para eliminarmos a fonte do problema.
Afinal, a falta de fluxo pode ser dar por vários motivos: Descasamento de prazos de recebimentos x pagamentos, atrasos no recebimento, queda nas vendas, custo mal dimensionado, etc.
Por isso, analisar cada ponto que pode ter gerado a falta de caixa nos ajudará a definir a estratégia para eliminar a fonte do problema.
Uma ótima estratégia para minimizar faltas de caixa é analisar detalhadamente cada custo e estabelecer um nível mínimo de estoque, ou seja, ter um estoque mínimo e ir adequando as compras de acordo com as vendas.
Além disso, outra estratégia importante é a busca constante pelo aumento das receitas da empresa.
Existem algumas ações emergenciais que podem ser tomadas:
- Antecipação das vendas;
- Antecipação dos recebimentos de títulos;
- Prorrogação dos compromissos;
- Análise dos estoques;
- Análise da estrutura de custos fixos;
- Empréstimos bancários;
- Descontos de Duplicatas.
É importante mencionar que quando falamos em empréstimos bancários e descontos de duplicatas, devemos considerar as altas taxas de juros que o mercado pratica atualmente. Por isso, toda atenção é pouca ao lidar com o mercado Financeiro!
Quando existem sobras de recursos no caixa, podemos utilizá-las investindo em compras de matérias-primas ou mercadorias, em aplicações financeiras ou mesmo reservas de capital de giro. Acima de tudo, importante é que o dinheiro não fique parado! Afinal se você quer que sua empresa cresça, é preciso que o lucro aumente. Afinal, não há lucro sem investimento.