Cloud Computing – O que é e por quê usá-lo?

cloud-computing

O que é Cloud Computing?

Cloud computing ou computação em nuvem é a entrega da computação como um serviço ao invés de um produto, onde recursos compartilhados, software e informações são fornecidas, permitindo o acesso através de qualquer computador, tablet ou celular conectado à Internet.

Uma de suas vantagens é o melhor aproveitamento dos investimentos em hardware. Como a parte mais pesada do processamento fica na “nuvem”, o usuário pre­cisa apenas de um navegador e uma boa conexão à internet para utilizar o serviço.

Quais são os tipos de nuvem?

Nuvem pública

A nuvem pública é gerenciada por uma empresa especializada e compartilhada por várias empresas. A empresa administradora é responsável gestão e segurança dos dados. Geralmente, ela é contratada por assinatura e pode ser expandida de acordo com a necessidade dos usuários. 

Esse modelo de serviço é mais usado por empresas que buscam um serviço com melhor custo-benefício.

Nuvem privada

Nesse modelo, a empresa mantém a infraestrutura da nuvem em seu domínio interno e oferece acesso restrito a usuários selecionados, como funcionários e parceiros.

A nuvem privada oferece à empresa a possibilidade de personalizar as funções e o suporte às suas necessidades. Como a nuvem é projetada exclusivamente para ela, todos os processos são direcionados para a realidade do negócio.

Em geral, a nuvem privada é usada por organizações que devem seguir certos regulamentos e regras específicas sobre segurança e privacidade de dados e informações, como é o caso de algumas instituições financeiras e governamentais.

Nuvem Híbrida

Finalmente, quando falamos sobre a nuvem híbrida, nos referimos à união dos dois anteriores, ou seja, a combinação que permite compartilhar dados e aplicativos entre os dois tipos de nuvem citados.

Assim, de acordo com a necessidade e a estratégia do negócio, alguns recursos são utilizados de forma privada, outros são utilizados publicamente ou estão ligados por meio de tecnologias.

Por que usar o Cloud Computing?

Cloud computing é um serviço adquirido sob demanda, ou seja, você paga pelo que consome. Assim, os custos com datacenters e servidores são substituídos por custos reduzidos e variáveis, de acordo com a necessidade em cada momento da sua empresa.

O acesso remoto também apresenta várias oportunidades de evolução para o seu negócio. Desde a possibilidade de trabalho remoto, que tem demonstrado aumentar a produtividade nas empresas, ao controle de todos os processos e centralização de dados em um só lugar. Sem falar na facilidade do acesso a métricas para analisar e repensar as estratégias da empresa.

Quer mais vantagens? Agilidade nos processos, maior facilidade para recuperação de dados e integração de sistemas também geram melhores resultados de negócios.

Como a cloud computing ajuda a reduzir os custos da empresa?

Flexibilidade

A escalabilidade da Cloud Computing se tornou uma solução viável para atender de forma inteligente a demanda por automação requerida pelos negócios. Usando serviços baseados em computação em nuvem, é possível aumentar ou diminuir a escala dos seus recursos de acordo com necessidades instantâneas. 

Para um e-commerce, por exemplo, seria viável aumentar o processamento em um período de promoções. O serviço pode se adequar conforme a necessidade de armazenamento e processamento da empresa. Isso é feito instantaneamente, praticamente com um clique.

Sendo assim, é possível aumentar ou reduzir a capacidade dos servidores sem que sejam necessários grandes investimentos (em estruturas, equipamentos e equipes). O mesmo serve para sistemas de gestão, já que o serviço escalável permite que sejam adicionadas novas funcionalidades ou quantidades de usuários e você não precisa investir em um novo sistema para isso, além de ter os recursos sempre atualizados.

Produtividade

Além de economizar financeiramente, o suporte que o Cloud Computing oferece ao negócio a possibilidade para que os funcionários produzam mais

Com a tecnologia, os dados podem ser acessados de qualquer lugar e plataforma. A Cloud Computing automatiza os processos, como análise e backup. Detalhes do dia a dia que atrasam o processo de trabalho.

Dessa forma a solução permite com que a equipe de TI fique livre para pensar em outros projetos que apoiem o negócio da empresa. Além disso, com o acesso remoto às informações, o profissional poderá acessar e operar os dados de onde e quando quiser e através de qualquer dispositivo, como desktops, notebooks, smartphones e tablets.

Sustentabilidade

A economia da implementação do Cloud Computing se torna ainda mais fácil de ser notada quando entende-se, desde o princípio, alguns cortes de gastos que, inclusive, podem estar ligados à sustentabilidade.

Ser sustentável é mais do que um título que está em alta. Prezar pelo cuidado à natureza também significa gastar menos energia elétrica, o que representa uma diminuição bastante significativa no final do mês com a conta de luz da empresa. Tudo isso porque todo o valor empregado em manter o espaço, a energia e a refrigeração é diminuído e pode ser investido em outras áreas de interesse da empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *