CRM ou ERP – Em qual devo investir primeiro?
A profissionalização de uma empresa passa pela adoção de tecnologias que deem suporte à gestão. Melhorar a gestão de relacionamento com o cliente ou automatizar processos conhecidos como back-office (suporte, que sirvam de retaguarda) é tudo que uma empresa precisa. É aí que entra os conhecidos softwares ERP e CRM.
ERP e CRM são sistemas que auxiliam em questões como: planejamento, gestão, clientes e fornecedor, trazendo soluções e diversos benefícios para qualquer empresa, independente do tamanho.
O que é CRM?
O Costumer Relationship Management (CRM), ou em português, Gestão do Relacionamento com o Cliente, é um software usado por empresas para cuidar de sua base de consumidores.
O principal objetivo é fornecer um atendimento de excelência, entender as necessidades do público-alvo e tornar o ciclo de vendas mais curto e rentável, assegurando e protegendo as informações comerciais da empresa e, ao mesmo tempo, identificando os melhores planos de ação, alternativas para aumentar as vendas e gerenciando metas e avaliando os vendedores.
O relacionamento com os clientes sempre foi uma preocupação de quem quer aumentar as receitas de uma empresa. A partir daí surgiu a ideia do CRM, que pode ser vista de duas formas: como metodologia de trabalho cujo foco está em satisfazer o cliente da empresa ou uma solução tecnológica que facilita o trabalho do time de vendas e otimiza os processos do setor comercial.
O que é ERP?
O Enterprise Resource Planning (ERP) é o software de gestão mais básico de uma empresa. Ele é usado para garantir o controle financeiro, fiscal e contábil da organização, especialmente processos como contas a pagar, emissão de notas fiscais e planejamento. É literalmente a base para a gestão de uma companhia.
Este software tem a missão de unir os vários departamentos de uma instituição em uma única plataforma, permitindo que eles falem a mesma língua em um fluxo de informações único e contínuo.
É extremamente importante, pois os processos de uma instituição, geralmente, são dependentes uns dos outros, com isso, qualquer falha de comunicação ou dificuldade de transição de dados pode ser fatal.
Com o ERP a empresa passa a ter, de forma integrada, informações sobre pagamento de despesas e recebimento de receitas.
CRM ou ERP: Qual devo escolher?
Bom, isso depende das necessidades da sua empresa. Se o que você busca é aumentar a capacidade de vendas do seu time, o CRM é a melhor opção. Ele fornecerá insumos fundamentais para o planejamento comercial, além de otimizar alguns processos que impactam no seu relacionamento com o cliente — o que também influencia na sua capacidade de vender.
Já se você busca facilitar a rotina operacional dos seus funcionários, vá de ERP. Com ele, você verá a eficiência e a produtividade da sua equipe aumentando, já que os processos básicos que movimentam sua empresa terão o suporte automatizado do sistema. Além disso, é excelente para reduzir custos desnecessários, por meio de uma análise apurada dos gastos da empresa.
Vale a pena integrar o CRM e o ERP?
Se você quer dar um passo para a total profissionalização dos processos da empresa, vale muito a pena, sim!
Juntando uma solução ERP com uma CRM é possível estruturar e padronizar a rotina do seu negócio. E ao mesmo tempo, investir no relacionamento com seu público.
Dessa forma, você cria um ambiente ideal e fértil para novas vendas no futuro. Ou seja, é um salto e tanto na qualidade de gestão da sua empresa.
Além disso, a integração desses sistemas agiliza o fluxo de informações, melhorando muito a performance e a qualidade do trabalho da sua equipe.
Por exemplo, os pedidos vindos da área comercial podem ser automaticamente encaminhados para o setor responsável pelo estoque. Isso otimiza a separação deles e agiliza a entrega para o cliente final.
Agora que você já sabe todas as vantagens e diferenças entre os sistemas, já pode determinar qual deles é o melhor para o momento da sua empresa: CRM ou ERP.
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