Por que a Experiência do Cliente é tão importante?

Postado em 27/11/2020 por

Categorias: Dicas de Gestão

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Por mais que a sua marca seja conhecida e o seu produto seja excelente, se você não focar na Experiência do Cliente toda a sua estratégia pode ir por água abaixo.

Por isso, as empresas estão mudando e entendendo que os clientes são uma parte fundamental das suas estratégias. Então, estão fazendo todo o esforço possível para que o foco seja o cliente e que a sua experiência seja realmente incrível.

Mas o que é Experiência do Cliente e por que ela é tão importante?

O que é Experiência do Cliente?

A Experiência do Cliente o Customer Experiênce (em inglês) é o nome que se dá a percepção que um cliente tem da sua empresa após interagir com ela. Com isso, cada etapa do processo, desde o primeiro contato até o pós-venda são importantes.

Com isso, sua empresa precisa focar em proporcionar a melhor experiência possível em todas as etapas do funil de vendas, não só no momento de realizar uma venda. Ou seja, desde o primeiro contato com a sua marca o cliente precisa ficar encantado.

Mas, por que isso é tão importante?

Vantagens para o seu negócio

Quando você consegue encantar um cliente, você passa ater um defensor e divulgador da sua marca. Enfim, as pessoas gostam de ser valorizadas e costumam retribuir o carinho e atenção que recebem.

Neste mesmo sentido, proporcionar uma experiência incrível para o seu cliente vai fazer com que ela compre novamente com você e que indique a sua empresa para seus amigos. E cá entre nós, existe propaganda melhor do que essa?

Então, fica claro que é muito importante trazer todo o foco da sua estratégia para proporcionar a melhor experiência possível para o seu cliente. Mas, como fazer isso?

Dicas para melhorar a Experiência do Cliente

Vamos ver agora algumas dicas que vão te ajudar bastante nesta tarefa tão importante. Sem dúvida, existem outros pontos que você precisa levar em consideração. No entanto, os pontos que trazemos aqui são aqueles que consideramos como fundamentais e que vão trazer resultados para o seu negócio.

Mude a cultura da empresa

Cada colaborador na sua empresa precisa estar focado em encantar o cliente. Ou seja, não adianta que esse seja um ponto focal para a diretoria, se o colaborador que tiver contato com o cliente não pensar da mesma maneira.

Por isso, faça que todos os canais da sua marca estejam conectados no mesmo objetivo: Encantar o cliente.

Conheça o seu cliente

Fica muito mais fácil encantar uma pessoa que você conhece, sabe do que gosta e do que não gosta. Por isso, você precisa fazer uma análise minuciosa sobre quem é o seu público.

Primeiramente, com base em pesquisas, defina quem é a persona do seu negócio. Ou seja, quais são os seus hábitos? O que ela gosta e o que não gosta? Quais são os seus problemas e dificuldades?

Entender isso vai ser fundamental para criar uma estratégia que proporcione a melhor estratégia possível.

Por exemplo, eu conheci o gestor de uma rede de roupas femininas que percebeu que muitas mulheres iam acompanhadas do marido e que eles ficavam impacientes muito rápido. Então, como resolver isso?

Eles criaram em cada uma das lojas um ambiente para os maridos, com sofá confortável e TV com vários canais de esportes. Ou seja, por estarem atentos à necessidade de suas clientes eles aumentaram as vendas e deixaram os clientes mais satisfeitos.

Torne a Experiência do Cliente incrível focando no pós-venda

Este é um ponto em que muitas empresas deixam a desejar. Ou seja, costumam criar estratégias até o momento da venda e proporcionar uma boa experiência até aí. Mas, e depois? Infelizmente muitas empresas não pensam no depois.

Por isso, foque no pós-venda. Afinal, como falamos no início do artigo, o seu cliente precisa ser encantado em todas as etapas do processo.

Além disso, quando você mostra para o cliente que mesmo depois da venda você ainda lembra dele e que está interessado, isso fará com que ele também lembre de você.

Neste sentido, será importante você usar uma ferramenta de CRM para ajudar a gerenciar o relacionamento com o cliente.

Faça todo o esforço necessário para que na sua empresa a Experiência do Cliente seja incrível. Então, não esteja satisfeito com um bom atendimento, mas foque em encantar o seu cliente.

Assim, você não terá clientes e sim parceiros que serão defensores e divulgadores da sua marca.

Se você quiser modelar os processos da sua empresa para focar na Experiência do Cliente fale com um de nossos especialistas.

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