Pandemia: O impacto nas vendas online

Postado em 13/11/2020 por

Categorias: E-commerce

Tags: ,

vendas online durante a pandemia

A pandemia que estamos enfrentando trouxe grandes mudanças para a sociedade. Neste sentido, podemos citar os hábitos de compras das pessoas. Mas, será que isso afetou as vendas online?

Efeitos da Pandemia no comércio

Com a pandemia veio o isolamento social. Com isso, as pessoas passaram a evitar locais públicos. Além disso, as autoridades criaram regras rígidas sobre a circulação de pessoas e em alguns lugares chegaram a fechar todo o comércio.

Embora as pessoas estivessem em casa, elas continuavam precisando de itens para o seu dia a dia. Então, como comprar nesse cenário?

Sem dúvida, foi necessário criar novos hábitos de compra.

Do mesmo modo, como os comerciantes conseguiriam vender seus produtos com os seus estabelecimentos fechados, ou com as pessoas evitando frequentar locais abertos ao público?

A solução para ambos os casos foi recorrer às vendas online.

Muitos comerciantes nunca tinham pensado em usar outros meios para vender além do seu estabelecimento comercial.  Por isso, quando se depararam com esta situação, foram obrigados a repensar suas estratégias para não fechar o seu negócio.

Assim, com clientes querendo comprar online e comerciantes se preparando para vender online, tivemos o cenário perfeito para um aumento das vendas online.

Então, confira agora alguns números do e-commerce no Brasil

Alguns números das vendas online durante a pandemia

As vendas online aumentaram em todos os setores, mas vamos destacar um ponto que teve um aumento sensível por causa da pandemia: O setor de itens essenciais.

  • Vendas online de supermercados tiveram um aumento de 16% durante a pandemia;
  • No setor de itens de saúde como alimentos naturais, higiene e vitaminas as vendas aumentaram 27%;
  • A visita a páginas de utensílios domésticos teve um aumento de 33%.

Podemos ainda destacar que no primeiro semestre de 2020 o setor teve um faturamento 47% maior do que o mesmo período no ano de 2019.

Além disso, os números do segundo semestre continuam bem mais altos do que no ano de 2019 apesar de muitas pessoas voltarem a sua rotina.

Vale a pena apostar nas vendas online?

Embora muitas pessoas estejam retomando suas rotinas, podemos ter certeza de que muitos hábitos adquiridos durante o isolamento social vão permanecer. Assim, podemos esperar que aqueles que passaram a comprar online continuem a usar esse meio com frequência.

Por isso, certamente vale muito a pena investir no e-commerce se você ainda não fez isso.

Além disso, muitas plataformas de e-commerce permitem a integração com um ERP. Sendo assim, você consegue gerenciar as informações com facilidade.

No próximo artigo, vamos dar várias dicas sobre o que você deve levar em conta ao buscar uma plataforma de e-commerce para o seu negócio.

Então, fique ligado e deixe o seu email para receber notificações a respeito dos novos artigos.

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *