As vantagens do ERP na Indústria 4.0
As primeiras revoluções industriais permitiram que as empresas produzissem em massa, criaram linhas de montem e agregaram a tecnologia da informação na indústria. No entanto, a quarta revolução industrial, chamada de Indústria 4.0 promete avanços significativos que vão revolucionar a indústria que conhecemos hoje.
Para atender as demandas dessa nova indústria é essencial a presença de um ERP adequado a esta nova realidade. Então, nesse artigo vamos entender o que é a Indústria 4.0 e o que esperar de um ERP nesta nova era.
O que é a Indústria 4.0?
A nova indústria se caracteriza pela adoção de tecnologias de ponta, como Internet das Coisas, Inteligência artificial, Big Data, Automação, Biologia Sintética e Sistemas Ciber-físicos, totalmente integradas ao ciclo de produção da indústria.
Por isso, a quarta revolução industrial representa uma grande oportunidade para as indústrias brasileiras que tem um grande potencial para crescimento. Afinal, a produção industrial representa menos de 10% do PIB, segundo dados da ABDI.
Vantagens do ERP na Nova Indústria
1 – Redução de Custos
A centralização e consolidação das informações dentro do ERP permitem o melhor controle na utilização de insumos e matéria-prima. Além disso, facilita a tomada de decisões para tornar o ciclo produtivo mais eficiente, gerando mais velocidade, menos perdas e consequentemente um custo menor por item produzido.
Segundo levantamento da ABDI, a estimativa da redução de custos na indústria brasileira será de no mínimo 73 bilhões/ano.
2 – Ajustes na produção em tempo real
Com todos os equipamentos da linha de produção integrados ao ERP, as informações para a tomada de decisão ficam disponíveis em temo real. Assim, ajustes podem ser feitos no momento que as necessidades surgem.
3 – Previsões precisas de demandas
O ERP permite a análise de dados acumulados ao longo do período e a estruturação dos processos produtivos, o que facilita a previsão de demanda da indústria, permitindo a antecipação na tomada de decisões sobre o aumento ou redução da produção, permitindo que os estoques na indústria estejam sempre de acordo com a necessidade.
4 – Aumento da produtividade
O ERP automatiza processos e otimiza muitas tarefas que sem ele acabam se tornando repetitivas, ocasionando perda de tempo e diminuição da produtividade.
Assim, a escolha de um ERP que atenda as necessidades da Indústria 4.0 deve levar em conta se ele atende as novas demandas do setor.
O SAP Business One é uma solução global presente em mais de 180 países, com funcionalidades específicas para o setor industrial.
Dentre as funcionalidades do SAP Business One adequadas às demandas do setor industrial podemos mencionar:
- Estrutura do produto;
- MRP e MRP II (Material Requirement Planning ou planejamento das necessidades de materiais);
- Controle de qualidade;
- Apontamento da produção;
- Controle de custos;
- Controle avançado da produção;
Além disso, veja outros benefícios do SAP Business One aplicados a Indústria de Transformação, ao Setor Automotivo e a Indústria de Componentes.
Por fim, se você quiser conhecer mais detalhes e benefícios do sistema ERP? Entre em contato conosco e um de nossos consultorias terá prazer em atendê-lo.