ERP na Nuvem – Como ganhar performance durante a pandemia?

ERP na Nuvem

Durante a pandemia as empresas estão precisando se adaptar e buscar novas alternativas para executarem suas rotinas. Afinal, com o isolamento social muitas empresas estão precisando fazer rodízio entre os funcionários e em muitos casos, os funcionários estão trabalhando todos no regime de home office . Então, nesse cenário totalmente atípico o ERP na Nuvem se destaca como uma solução para manter as rotinas da empresa totalmente integradas.

Veja nesse artigo como um ERP na Nuvem pode ajudar sua empresa a ganhar performance durante a pandemia.

O QUE É UM ERP?

Primeiramente, vamos entender o que é um ERP e porque é importante que a sua empresa tenha um.

ERP é a sigla em inglês para Enterprise Resource Planning ou Planejamento de Recursos Empresariais. Então, podemos definir o ERP como um sistema desenvolvido para integrar diversos departamentos de uma empresa de forma automatizada e com a função de armazenar as informações.

Ao invés de existir um ou mais sistemas isolados para cada setor, o ERP oferece a comunicação unificada e confiabilidade nos dados gerados entre os departamentos. Assim, quando é dada entrada no sistema em uma nota de compras, por exemplo, automaticamente o sistema gera as informações de estoque, financeiras, contábeis e etc. Com isso, a nota de compras não precisará circular por vários setores para ser digitada.

O QUE É UM ERP NA NUVEM?

A principal diferença entre um ERP local e um ERP na Nuvem é que enquanto o primeiro está instalado em um servidor dentro da empresa, o outro está instalado em um servidor remoto que é contratado através de um sistema de assinatura e que pode ser acessado através da internet.

Quando o servidor é local, todo o trabalho de manutenção dos servidores, backup das informações e segurança dos dados fica a cargo da equipe interna de TI, ao passo que o servidor na nuvem é de total responsabilidade do fornecedor.

VANTAGENS DO ERP NA NUVEM

1 – MOBILIDADE

No ERP local o sistema está instalado dentro da empresa, o que torna mais difícil o acesso caso um funcionário precise trabalhar de casa. Afinal, será necessário tomar um cuidado redobrado com a segurança para que o sistema possa ser acessado remotamente. Além disso, será necessário possuir alguma ferramenta para o acesso remoto, o que envolve custos com licenças.

Já no caso do ERP na Nuvem, nenhuma instalação é necessária e o ERP pode ser acessado de qualquer lugar. Então, o colaborador consegue trabalhar normalmente de casa durante esse período de isolamento social, sem nenhuma necessidade de uma estrutura mais robusta para isso.

2 – AUMENTO DA PRODUTIVIDADE

Como o servidor na nuvem geralmente passa por atualizações constantes e se mantém sempre bem estável, as tarefas se tornam mais ágeis e com isso, o colaborador consegue produzir mais em um período de tempo menor. Além disso, todos os dados estarão disponíveis em tempo real, e serão facilmente acessados, o que não ocorre com um ERP local.

3 – REDUÇÃO DE CUSTOS

O custo para manter um servidor local sempre atualizado e com grande performance é bastante alto. Entretanto, com um custo consideravelmente inferior você consegue aumentar a capacidade de armazenamento e de processamento de um servidor na nuvem.

Além disso, vale mencionar que você não precisa gastar com licenças para acesso remoto, sistemas de segurança para garantir o acesso seguro à rede nem com sistemas de backup.

Vimos nesse artigo muitas vantagens de usar um ERP na Nuvem para a gestão da sua empresa. Quer saber mais sobre ERP na Nuvem? Quer entender se ele se aplica ao seu negócio? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo a encontrar a solução ideal para sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *