Melhore os Processos Empresariais e fuja da Crise
Todas as empresas têm como principal objetivo atingir um crescimento a cada ano. Por isso, definem estratégias para aumentar as vendas, as margens de lucratividade, diminuir seus custos e garantir a qualidade de seus produtos e serviços. A grande verdade é que todos buscam um resultado positivo, porém não sabem como vão fazer e nem mesmo o que podem fazer para melhorar. O segredo pode estar nos Processos Empresariais.
Muitas empresas abrem e fecham no prazo de 2 anos pelo simples fato de não entenderem as suas próprias necessidades e como podem gerenciar cada demanda.
Entenda como uma consultoria de processo pode ajudar a sua empresa a fugir da crise.
Conheça o seu potencial analisando os Processos Empresariais
Antes de iniciar um projeto é muito importante você saber até onde você pode avançar. A sua equipe está apta ou se será necessário algum treinamento de capacitação para eles? E principalmente, você precisa saber se o seu produto ou serviço está maduro o suficiente para atrair e garantir que o seu cliente fique satisfeito.
Quando se conhece os Processos Empresariais que envolvem a sua qualidade, é possível definir as atividades que cada membro exercerá, quais as metas serão atribuídas e para qual público alvo será destinado o seu trabalho.
É comum funcionários apresentarem baixo aproveitamento pelo fato de estarem atuando em uma área que não tem nenhum conhecimento. Consequentemente isso diminui o seu interesse pelo trabalho, afetando diretamente o resultado final da empresa.
Com a ajuda profissional você consegue elaborar um fluxo ideal dos seus processos, o que será necessário para colocar em prática e quem serão as pessoas adequadas para participar deste projeto.
Entenda como a sua empresa funciona
Outro fato comum que leva muitas empresas a fecharem as suas portas é o de não saber como realmente os Processos Empresariais são executados. A grande maioria dos gestores vão dizer que sabem o que vendem e compram, para quem e com quem e quanto cobram e pagam pelos seus produtos. A questão não é tão simples assim, porque para que tudo isso se transforme em um resultado positivo é necessário entender cada etapa e a sua logística.
Você precisa conhecer cada demanda, tarefa que precisa ser realizada, quantidade de pessoas envolvidas e principalmente o tempo de execução. Desta forma será possível uma análise se cada setor e pessoa envolvida no processo está trabalhando de forma eficaz.
Perceber se os seus processos estão identificados e se eles estão sendo realizados é 50% para ter sucesso, mesmo que não saiba como melhorar seus processos você saberá onde está tendo falhas e a consultoria adequada conseguirá ajudá-lo.
Processos Empresariais e Cadeia de valor
Quando um projeto de consultoria de Processos Empresariais inicia, é feito um mapeamento das necessidades da empresa. Após isso, chegou a hora de determinar as prioridades, a ordem de execução e qual o impacto e resultado após a conclusão.
É importante entender que aumentar as vendas não é a prioridade nesse momento. Porque na cadeia de valor a prioridade seria definir os meios necessários para melhorar meu resultado em vendas. Com isso, o volume de vendas se torna uma consequência.
Não existe uma regra básica que determina qual área é mais importante e por onde se deve começar. No entanto, deve ser feita uma análise de cada caso e identificar qual setor apresenta mais risco estratégico e relevância para o faturamento da empresa.
Quebra de paradigmas
Este é o ponto de maior atenção, para todos que estão determinados a melhorar seus processos e estruturar sua empresa.
A consultoria tem como propósito entender as necessidades, viabilizar os processos, definir melhor as rotinas de trabalho e trazer resultados positivos com as sugestões de melhorias.
Para alcançar o desempenho esperado as empresas precisam estar dispostas a mudanças em todos os aspectos. De nada adianta contratar uma consultoria para te dizer como você deve fazer para melhorar e continuar preso aos paradigmas e conceitos antigos.
Por isso, você pode estar a anos fazendo as coisas do mesmo jeito e falar: “Eu faço isso a anos e sempre deu certo.” Entretanto, o que você não percebe é que a forma como vem desenvolvendo sua atividade apenas o manteve no mercado, brigando com seus concorrentes. Por isso, a quebra de paradigmas é importante. Com ela, é possível perceber grandes chances de crescer mais do que as outras empresas, vendendo mais e melhor, mantendo seus clientes sempre satisfeitos, além de alcançar resultados que nem imaginava.
Agora você já sabe o que fazer para evitar os momentos de crise e perceber a necessidade de mudança. As melhorias de processos são uma constante e você não deve se acomodar. Esteja preparado e se destaque dos seus concorrentes.